ARTHUR TRAZ ALEGRIA PARA O LAR DE ADERMYSON E JULIANA

 

 

Arthur, o novo santista-vimarense

 

Adermyson e Juliana com o filho Arthur

 

 

Arthur carregado pelo pai Adermyson diante do largo

sorriso da mãe Juliana

 

Vivendo as alegrias da chegada do filho Arthur Barbosa Martins Costa o casal Juliana e Adermyson Martins Costa, residentes na cidade de Santos-SP. Arthur, que já completou três meses, nasceu no dia 23 de abril, às 3:49h no Hospital Ana Costa naquela cidade.

 

O www.vimarense.zip.net pretende todos os meses destacar uma personalidade de Guimarães no campo das artes, dos esportes, do comércio, da produção, da educação, da cultura, do folclore e outras manifestações. A personalidade do mês é CARMELITA DE CARVALHO CUBA, professora de muitas gerações de vimarenses, agora em merecida aposentadoria.

 

A Professora Carmelita Cuba com os filhos e netos 

 

Carmelita de Carvalho Cuba nasceu no dia 14 de julho de 1924 em Joaquim Antônio, Guimarães (hoje Central do Maranhão). É professora aposentada da rede pública estadual. Filha de Cristiano Dias Vieira (ex-prefeito de Guimarães) e de Lúcia Vale de Carvalho, iniciou sua vida profissional aos dezoito anos de idade em Cedral, então povoado pertencente a Guimarães.

Casou-se com Dibo Amorim Cuba, descendente de família árabe. Os filhos Benedito, Maria Lúcia, José Jorge, Maria de Fátima, Salim e Kátia, residentes em São Luís, e Dibo, no Rio de Janeiro, não perdem a oportunidade de sempre revê-la em Guimarães. Tem onze netos e 6 bisnetos.

Após dez anos de magistério em Cedral, transferiu-se para a sede do Município passando a lecionar no Grupo Escolar Dr. Urbano Santos (hoje Unidade Integrada). Exerceu o mandato de Vereadora à Câmara Municipal de Guimarães no período de 1973 a 1976. É autora do projeto de lei que instituiu o Dia da Mulher Vimarense – dia 11 de outubro, data de nascimento da mestra Maria Firmina dos Reis. Na administração pública municipal exerceu o cargo de Secretária de Educação Municipal, Chefe de Setor da Merenda Escolar, Diretora de Secretaria e Diretora da Biblioteca Municipal João Pedro Dias Vieira, cargo que exerceu durante dezessete anos até aposentar-se.

Aos 82 anos de idade, continua a residir na cidade de Guimarães, apesar da insistência dos filhos em levá-la para a Capital. Mesmo já aposentada, é comum encontrar turma de estudantes em sua residência, na Rua Dr. Urbano Santos, à procura de ensinamentos e fontes de pesquisa.

A Professora Carmelita Cuba é reconhecidamente devotada à terra vimarense e presença marcante nos acontecimentos culturais da nossa cidade.

 

MENSAGENS RECEBIDAS

 

O www.vimarense.zip.net registra e agradece as mensagens enviadas por Maria Luiza Tognozzi e Rocha (Recreio dos Bandeirantes-RJ), Rafael Schalcher (Rio de Janeiro-RJ), Rosivan Torres (Rio de Janeiro- RJ), Luís Eduardo Cordeiro Gomes (São Luís-MA), Sheila Ramos (Santos-SP), Ana Paula Avelar (São Luís-MA) e Ana Emília Pinheiro (São Luís-MA).

EX-ALUNOS PROPÕEM NOME DE RELIGIOSA CANADENSE PARA O FAROL DA EDUCAÇÃO

 

Irmã Maria Assunta a quem

ex-alunos da escola Nossa Senhora

da Assunção desejam homenagear

 

Dezenas de ex-alunos da Escola Nossa Senhora da Assunção assinaram documento dirigido ao Governo do Estado propondo o nome da Irmã Maria Assunta (Therèse del Guidice) para o Farol da Educação, já em fase de conclusão na Rua Emílio Habibe. A Irmã Maria Assunta pertence à Congregação de Nossa Senhora da Assunção, que fundou a Escola no ano de 1957. O Farol da Educação é uma biblioteca modulada que o Governo do Estado já construiu em vários municípios do Estado. O Professor Antônio Luiz Brito, de 68 anos, que formou-se na primeira turma da Escola Normal no ano de 1961, e que encabeça a lista, afirma que “a homenagem é por demais justa à religiosa canadense que dedicou grande parte de sua vida ao trabalho apostólico e educacional no Município de Guimarães. Homenageando-a, também estaremos homenageando todos os outros missionários que ajudaram a soerguer a Educação da nossa terra”.

FALECIMENTOS

 

Faleceram Custódio Castro, esposo de Dona Joselita Avelar Castro, em São Luís, no dia 17 de julho; Dona Paula Abrantes Avelar, em São Luís, no dia 15 de julho; Joanilson Cunha Sá, conhecido pelos amigos pelo apelido de “Pelado”, esposo da Prof.ª Rosinete Castro Cunha, em Cumã, Guimarães, no dia 08 de julho.

CHRISTIANE GOMES COLA GRAU NA FACULDADE ATENAS MARANHENSE

 

Christiane, a segunda, da esquerda para a direita, na primeira fila

 

Christiane ladeada por sua mãe Conceição Gomes e seus irmãos

Antônio Marcos e Osvaldo Luís e pela professora Nilzenir Ribeiro

 

Os irmãos Agenor Júnior, Antônio Marcos,

Christiane e Francisco Júlio, após a missa de ação de graças

 

Colou grau em Secretariado Executivo no dia 27 de junho, na Faculdade Atenas Maranhense, na Capital, Christiane Maria Gomes, filha do ex-prefeito Agenor Osvaldo Gomes Filho, já falecido, e de Conceição de Maria do Espírito Santo Gomes. Amigos e familiares compareceram à formatura para abraçá-la.

EM MENOS DE DOIS MESES O “VIMARENSE” ULTRAPASSA A MARCA DE MIL ACESSOS

 

Tão boa foi a receptividade dos nossos conterrâneos ao www.vimarense.zip.net com as notícias da nossa terra, que em menos de dois meses já foi ultrapassada a marca de 1.000 (mil) acessos. O interessante é que a cidade de Guimarães não tem, ainda, nem vinte computadores conectados à Internet, à falta de provedor, mas comprova o número de vimarenses espalhados por este Brasil afora com saudades da boa terra acessando o nosso www.vimarense.zip.net. O volume de notícias e de fotos não comportaram mais no espaço antigo, com capacidade de apenas 6 MB, quando estava na marca dos setecentos acessos, segundo informações do UOL, o que obrigou o www.vimarense.zip.net a adotar sistema com maior capacidade, ficando o blog antigo com o endereço www.guimaraes-ma.zip.net e o atual mantendo o endereço www.vimarense.zip.net. Somando os números, chegamos, hoje, à marca de 1.149 acessos que será comemorado com um assado de “bandeirado” durante a Festa de São José, no próximo mês de setembro.

NOVOS CONCURSADOS DO FÓRUM JÁ TOMARAM POSSE

 

Já tomaram posse em seus respectivos cargos no Fórum Desembargador Juvenil Amorim Ewerton, desta Comarca, os novos funcionários aprovados no último concurso público realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado. Nos cargos de Técnico Judiciário foram empossados Dayana da Conceição Ferreira Luna, Josinaldo José Ferreira Lopes e Josenilson Bastos Oliveira. No cargo de Auxiliar Judiciário foi empossada Teresa Raquel da Silva Cunha.

FOTO DE ARQUIVO (3)

 

Poço da Barriquinha, localizado no final da Rua São José. O poço foi construído entre 1901 e 1904, no mandato do Intendente Municipal Manoel Tibúrcio de Sá Nunes, numa época em que não havia água encanada na cidade. Até o ano de 1970, o abastecimento das casas era feito mediante o transporte de água dentro das barriquinhas de madeira, assentadas sobre o lombo dos burricos que circulavam diuturnamente entre os poços Grande e Barriquinha, transportando água para as residências da cidade. (Foto de 1981)

VENTANIA ATINGE CASAS DA RUA DO PORTO

 

Uma ventania que não chegou a durar cinco minutos, na manhã do dia 9 (domingo), por volta das 8 horas da manhã, arrancou telhas de residências e derrubou árvores, na Rua do Porto. No quintal de Nilson Abreu derrubou o abacateiro, atingindo, ainda, as casas do Prof. Eranildo Silva, do Prof. e Vereador Carlos Cunha e do eletricista Biunga. Feito esse estrago, o “pé de vento” atravessou a cidade e foi atingir a residência do aposentado José Macedo Cunha, na Rua Gonçalves Dias, no Bairro do Vigorão.

NORMA AVELAR ANIVERSARIA COM QUADRILHA DE SÃO JOÃO NO DIA DE SÃO MARÇAL

 

A aniversariante Norma Avelar

 

Juarez Medeiros, Luís Eduardo (Lulu)

e Gilmar Avelar

 

Brincantes da quadrilha de São João animam

o aniversário

 

Norma e Gilmar Avelar reuniram amigos e familiares para comemorar o aniversário dela, no dia 30 de junho, na residência do casal, no Bairro do São Francisco, na Capital, com uma quadrilha de São João em pleno dia de São Marçal.

FÓRUM DE MIRINZAL RECEBE O NOME DO JUIZ LUIZ CHUNG

 

Os filhos do homenageado, Luiz Afonso Chung e

Tânia Chung, ao lado do Corregedor Geral da

Justiça Desembargador Raimundo Cutrim

 

O Fórum da Comarca de Mirinzal, inaugurado no último dia 20, recebeu o nome do Dr. Sai Luiz Chung, numa homenagem póstuma ao juiz de Direito descendente de pai chinês, que atuou em Guimarães no fim da década de 60 e início da década de 70. O homenageado permaneceu na Comarca de Guimarães durante seis anos, de onde foi promovido para a Comarca de Rosário, vindo a falecer em 1975, aos 37 anos de idade. O fórum foi instalado na Rua Nicolau Tolentino de Almeida, n.º 51, Centro.  O juiz Reginaldo de Jesus Cordeiro Júnior, diretor do fórum de Guimarães, responderá pelos serviços judiciários até que seja designado um juiz titular. Estiveram presentes à solenidade, dentre outras autoridades, o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Militão Vasconcelos Gomes, o Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Raimundo Cutrim, o desembargador Jamil de Miranda Gedeon, os deputados Wilson Carvalho e Graça Paz, o gerente de Articulação e Desenvolvimento da Baixada, Cristóvão Ferreira, o Prefeito de Mirinzal Ivaldo Ferreira, a Promotora de Justiça de Guimarães Geruza Bandeira, os juízes de Guimarães, Reginaldo Cordeiro Júnior, de Cedral, Cristiano Simas, de Cururupu, Clésio Cunha, e de Santa Helena, Agenor Gomes, e os filhos do juiz homenageado, Tânia Chung e Luiz Afonso Chung.

PAREÁUA PREPARA-SE PARA A FESTA DE ECIAS DINIZ

 

 

Jovens animados amanheceram na festa do ano passado

 

O Povoado Pareáua, a doze quilômetros da cidade de Guimarães, prepara-se para a festa anual promovida por Ecias Diniz. A festa, realizada há mais de vinte anos sempre quinze dias após os festejos de São Pedro, está marcada para o dia 15 de julho e será animada pelo Sonzão Hollywood, e reunirá centenas de pessoas dos povoados circunvizinhos, da sede, do Município de Mirinzal, Cedral e Porto Rico. Para este ano está confirmada a presença de times de futebol de Mirinzal e brincadeiras dos Povoados Carapirá e Genipaúba e da cidade de Guimarães.

MENSAGENS RECEBIDAS

O www.vimarense.zip.net registra e agradece as mensagens enviadas por Ir. Sílvia Regina Farias (Itajubá – MG), Nilton Carvalho (São Luís-MA), Gabriela Schalcher (São Luís-MA), Priscila Cordeiro (São Luís-MA) e Ana Emília (São Luís-MA).

NAUFRÁGIO DO LIMA CARDOSO COMPLETA 26 ANOS

 

Hoje, dia 07 de julho, faz 26 anos do naufrágio do Iate Lima Cardoso, quando pereceram mais de cinqüenta pessoas. O Lima Cardoso era a maior embarcação motorizada, construída em madeira, que então fazia a linha Guimarães-São Luís-Guimarães e naquele, dia, por volta das oito horas da manhã, bateu nos recifes do Pirajuba, na costa de Alcântara. Dona Maria Tereza Lima Pinheiro, viúva do odontólogo Sudário Figueiredo Pinheiro Filho, falecido no naufrágio, manda celebrar missa hoje, às 19:30 horas, na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Bairro do Cohatrac, na Capital. O poeta Benedito José dos Reis publicou no ano de 2001 um cordel intitulado “Adeus ao Lima Cardoso”, narrando a tragédia no mar.

 

MENSAGENS RECEBIDAS

 

O www.vimarense.zip.net registra e agradece as mensagens enviadas por Adermyson Fernando Martins Costa (Santos-SP). Jackson Lopes (São Luís-MA), Severa Guimarães (São Luís-MA) e Maria Edvânia Oliveira (São Luís-MA).

PERSONALIDADES VIMARANENSES (1)

 

 

Sousândrade, precursor

do Modernismo Brasileiro

 

Diplomado em Letras e em Engenharia de Minas, pela Sorbonne (Paris), Joaquim de Sousa Andrade (Sousândrade) nasceu em Guimarães a 9 de julho de 1832, próximo ao Rio Pericumã. Viajou pelas Américas e fixou-se a partir de 1871 em Nova Iorque (EUA). Retornando ao Maranhão, participou da Campanha Republicana. Precursor do Modernismo brasileiro, foi o idealizador da Bandeira do Maranhão e o primeiro intendente (prefeito) de São Luís (MA). Autor de Harpas Selvagens, Eólias, Liras Perdidas, Obras Poéticas, Guesa Errante e Novo Éden. O escritor maranhense Humberto de Campos, pela imprensa do Rio de Janeiro, aludindo à Semana de Arte Moderna de São Paulo, considerou Sousândrade “o São João Batista da Poesia Moderna”. Data de 1889 seu último grande projeto: criar a Universidade de Atlântida, em cujo benefício viajou ao Rio de Janeiro, na esperança de obter apoio e para cuja sede estava disposto a doar sua Quinta da Vitória, em São Luís. No entanto, não conseguiu realizar tão grande sonho. A primeira universidade do Brasil somente viria a ser instalada na década de 30 e, quanto à sua, o Maranhão precisaria esperar mais trinta anos. Morreu a 21 de abril de 1902, na capital maranhense. Uma das principais ruas da cidade de Guimarães leva o seu nome, como também a escola do Povoado Monte Alegre, próximo ao Rio Pericumã. (Extraído da Revista Caminhos do Maranhão, nº 26)

 

 

CHURRASCO NA CHEGADA DE CAIO EDUARDO

 

 

Kaline, Eduardo, Aloízio e Mariléia com o herdeiro Caio Eduardo

 

O avô Aloízio com Caio Eduardo

 

Rony Pecos, Aloízio, Pérola, Ivanessa, Eduardo e Rafael

 

Eduardo Schalcher Campos e Kaline receberam os familiares e amigos no dia 18 de junho para festejar a chegada do filho Caio Eduardo, na residência dos avós Aloízio Campos e Mariléia Schalcher Campos, na Rua Santo Antônio, à base de suculento churrasco, no segundo jogo da Seleção Brasileira (Brasil 2 X 0 Austrália). Caio Eduardo nasceu no dia 17 de maio, na Maternidade Luísa Coelho, em São Luís.

CENTRO ECUMÊNICO REÚNE ESTUDANTES DE CINCO MUNICÍPIOS EM GUIMARÃES

 

Mais de uma centena de estudantes participou do Encontro Interdisciplinar promovido pelo Centro Ecumênico de Estudos Religiosos Superiores do Estado do Maranhão, nos dias 17 e 18 de junho em Guimarães. O encontro, que congregou estudantes dos Municípios de Porto Rico do Maranhão, Cururupu, Bacuri, Palmeirândia e Guimarães, realizou-se no Centro de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção, localizado na Avenida José Bruno de Barros, tendo como tema: As Múltiplas Faces da Pedagogia. Na abertura dos trabalhos estiveram presentes o Diretor Geral do CEERSEMA, Professor Meirelles, o Coordenador Geral Prof. Carlos Brandão, a Coordenadora do Pólo de Guimarães, Profª Josélia Nogueira, A Coordenadora do Núcleo de Cururupu e Bacuri, Profª Lecy, a Coordenadora do Núcleo de Pinheiro e Peri-Mirim, Profª Violeta Cristina, Coordenadora do Núcleo de Porto Rico, Prof. Luzimar; Secretário de Administração Municipal, Prof. Reginaldo Lopes, o representante do corpo docente do CEERSEMA, Prof. Domingos Serra e o Prefeito Municipal de Guimarães William Guimarães da Silva.

STÉLIO FILHO COMEMORA ANIVERSÁRIO COM A PRESENÇA DO BUMBA-MEU-BOI DE GUIMARÃES

 

Índias do Bumba-boi de Guimarães no aniversário

de Stélio Filho

 

Stélio Filho (Magão) ao lado da esposa Janaína e

Daniela, Mirlla, Saulo, Lilian Rosa e Ariane, no

Carnaval deste ano

 

Stélio Filho com a filha Yasmin

 

O empresário Stélio Bayma Filho comemorou seu aniversário, no dia 27 de junho, em pleno período das festas juninas, levando o Bumba-boi de Guimarães para brincar na porta de sua residência, no Angelim, em São Luís, cercado de familiares e amigos. Stélio Filho (Magão) dedica-se profissionalmente há mais de dez anos ao ramo do transporte de passageiros no Município, sendo sócio-proprietário da empresa Baymatur, com sede na Rua São José, nesta cidade, colhendo sucessivos êxitos na atividade que abraçou.




[ ver mensagens anteriores ]
Visitante número: